Tecnologia a serviço do meio ambiente

13/01/2011

MERCADO DIGITAL - Tecnologia a serviço do meio ambiente


Apesar de parecerem distantes, tecnologia e meio ambiente podem caminhar juntos com soluções voltadas à área ambiental.


A tecnologia sempre pareceu inimiga do meio ambiente. Com a evolução do homem, a natureza foi dando lugar às suas criações e o lixo eletrônico já é uma realidade. Computadores, telefones celular, baterias e pilhas usadas juntam-se aos entulhos, trazendo graves impactos ao meio ambiente.


Mas nem toda a evolução da tecnologia pode ser culpada por isso. Algumas ferramentas que ela é capaz de criar estão sendo direcionadas à salvaguarda do meio ambiente e seus recursos. Por meio de um servidor de mapas, sensoriamento remoto e georreferenciamento, integrado a Sistemas de Informações Geográficas (SIG), por exemplo, a prevenção a vários tipos de impactos pode ser aplicada.


Transporte de resíduos da construção
Sérios problemas de despejo de resíduos da construção em local inadequado já chegaram ao conhecimento da mídia. Falta uma gestão adequada a esse transporte para que o material chegue ao local correto. Software criado pela londrinense TI Solution gerencia e monitora a origem, o transporte e o destino de resíduos da construção e de demolição.


No software, estão cadastradas a empresa geradora e a receptora e os resíduos que elas estão autorizadas a gerar e receber. ''Se houver inconsistência, o aplicativo gera um alerta'', explica o engenheiro Fabiano Furlan, da TI Solution. Também é realizado, no software, um cadastro da frota de motoristas para que, caso um caminhão fique muito tempo parado ou adentre uma área de manancial, um alerta também possa ser gerado.


Matas ciliares
Direcionado às prefeituras, um software de gestão pode ajudar a administração pública a detectar a extensão da ausência de matas ciliares na região. ''Através de um sensoriamento remoto, o aplicativo identifica quais as áreas que deveriam ter mata ciliar e que não têm e mensura a condição.'' Todas as propriedades da região estarão cadastradas, com dados como o tipo de cultura, de uso e ocupação do solo, produção, colheita, entre outros para que a área com supressão das matas seja identificada. O software se encontra em fase de homologação para começar a ser utilizado em um município da região.


Arborização urbana
Todas as espécies de árvores do perímetro urbano podem ser cadastradas por meio de outro aplicativo voltado à administração pública. Lá, elas recebem um número e suas informações são armazenadas em um banco de dados. Mais que isso, cada árvore pode ser localizada pelo servidor de mapas, facilitando o trabalho de identificação da situação dos exemplares espalhados pela malha urbana. ''Cada espécie tem uma avaliação não só das suas condições, mas também do seu entorno e referência'', acrescenta Furlan, da TI Solution. Desta forma, podem ser programadas visitas periódicas e tomadas as providências necessárias na hora certa. O aplicativo está em fase final de desenvolvimento.


Gestão de cemitérios
Semelhante a uma cidade, com lotes, quadras e moradores, os cemitérios também precisam de uma  ferramenta de gestão em que constem os dados do falecido e sua localização. Geralmente, isso fica guardado em arquivos físicos, dificultando o trabalho de identificação de novas vagas. E isso se reflete no aproveitamento do espaço do cemitério. ''Às vezes, pode-se prorrogar a vida útil um ou dois anos se houver esse controle.'' Segundo o engenheiro, a ferramenta já está em uso em um município da região.

Áreas para empreendimentos
Nem toda área é indicada para a implantação de um empreendimento, e o trabalho de reconhecimento dessas áreas pode ser simplificada com o cruzamento dos seus condicionantes sobre um mapa. Um software pode fazer estudos preliminares das áreas aptas para então uma equipe de consultores realizarem as visitas e ensaios em campo. A ferramenta pode ser de grande valia, por exemplo, na escolha das áreas para instalação de aterros sanitários, que entre outros fatores, não pode estar em uma área de declive, nem próxima a mananciais, recursos hídricos ou aeroportos. ''Os layers são superpostos para demonstrar a área de aptidão'', explica Furlan.


Mie Francine Chiba
Reportagem Local

Fonte:  http://www.bonde.com.br/folha/folha.php?id_folha=2-1--2339-20110113


Voltar

Mais Notícias


TI Solution Tecnologia
Mail contato@tisolution.com

© 2012 TI Solution, All rights reserved.
Powered by TI Solution

Site Map
  • Londrina: 43 3029-9666
  • São Paulo: 11 3522-1204
  • Campinas: 19 4062-8524
  • Rio de Janeiro: 21 3527-0194
  • Curitiba: 41 4063-5174
  • Goiânia: 62 4053-7094
  • Porto Alegre: 51 4063-6294
  • Salvador: 71 4062-7154
  • Brasília: 61 4063-6414
  • Vitória: 27 4062-8134
  • Cuiabá: 65 4052-9614
  • Campo Grande: 67 4063-9324
  • Bal. Camboriu: 47 4054-9174
  • Floripa: 48 4052-8255
  • Recife: 81 4062-8063
  • Belo Horizonte: 31 4062-7814
  • 43 9902-0068 (Tim)
  • 43 9184-7435 (VIVO)
  • 43 8461-7102 (Oi)
  • 43 8830-2502 (Claro)

Serviços e Produtos:

softwares para desktop, softwares para web, softwares para mobile, softwares para logística, softwares para empresas, softwares para agronegócios, softwares para prefeituras, softwares para biometria, softwares para telemetria, industrias mídia digital out of home, mídia indoor digital, digital signage ,desenvolvimento de sites, e-commerce, SEO, Otimização, Hospedagem, geoprocessamento, servidor de mapas, meio ambiente, planejamento urbano, geomarketing, confecção de mapas, georreferenciamento, cursos,sistemas, desenvolvimento de sistemas, nf-e, softwares em londrina


tisolution
Feedback Form